Lidar com as emoções pode ser muito complicado. Às vezes você pode se sentir confuso com seus sentimentos ou ainda ter dificuldade de entender o que as outras estão transmitindo.
O autoconhecimento é uma excelente forma de estar em contato com as limitações, habilidades individuais e permite desenvolver um controle de si mesmo que auxilia em muitas situações profissionais e pessoais.
Porém, descobrir essa característica de um candidato é a maior dificuldade de muitas empresas na hora de contratar. Afinal, esta habilidade não está exposta no currículo e só se revela ao longo da experiência prática, da vivência do trabalho e nas situações do dia a dia.
Ter profissionais com esse tipo de expertise facilita não só o bom relacionamento com as demais pessoas da empresa, melhora a interação e a comunicação entre equipes buscando com isso um foco maior nos projetos e melhores resultados.
A boa notícia é que a inteligência emocional é resultado de treino, assim como qualquer outra competência. Fizemos este post com dicas sobre como melhorar a inteligência emocional de sua empresa:
Exercícios diários que desenvolva a empatia, observação, resiliência, tolerância e autocontrole podem gradativamente transformar algum colaborador com uma personalidade mais explosiva em alguém muito mais apropriado de si mesmo.
Em momentos de frustração e contrariedade, a reação mais comum que tomamos é a reclamação. Apesar de ser uma opção para aliviar essa emoção, reclamar não traz resultados práticos e objetivos para a resolução dos problemas que aparecem.
A melhor sugestão é pensar logo no plano de ações para reverter o problema, utilizando o pensamento de forma estratégicas.
Leia também:
3 maneiras de ser menos impulsivo no ambiente de trabalho
Novas gerações: Como preparar sua empresa
6 comportamentos de pessoas de sucesso que você deve aplicar em 2018
O objetivo desta técnica é estreitar os vínculos existentes entre os membros de uma equipe de trabalho, estimulando relações mais positivas e produtivas. Procure formas de conhecer os talentos individuais de cada membro de equipe para que a construção dos times de trabalho seja mais harmoniosa.
Hoje, cada vez mais, o mercado demanda que sua empresa tenha equipes multifuncionais, tirando seus colaboradores de suas respectivas zonas de conforto. Entender como seus colaboradores atuam em diferentes projetos dentro de uma mesma empresa permite a montagem de equipes mais cascudas.
É como se fosse um treinador de futebol que experimenta diversas formações até atingir a equipe ideal, que se entende dentro de campo.
Um bom gestor possui a Inteligência Emocional bem desenvolvida. Afinal, é preciso transmitir confiança, estar atento às necessidades e aos anseios de cada colaborador. O gestor atua diretamente nessa área. Seu envolvimento para extrair o potencial e performance da equipe deve ser direto.
É muito melhor ser respeitado como um líder do que como uma autoridade na hierarquia.
Muitas empresas se perdem rapidamente pois estão focadas apenas na satisfação dos clientes e nos resultados objetivos. É necessário sempre fazer um resgate, lembrar que o maior ativo de uma empresa são as pessoas que lá trabalham.
Através da Metodologia Disc, é possível aplicar testes que fornecem um mapeamento completo de todos os colaboradores de uma empresa? Quais perfis de liderança encontramos em sua empresa? Quais são as expectativas que estes profissionais buscam no trabalho? Conhece suas motivações e objetivos?
Um mapeamento personalizado permite a melhor elaboração de equipes multifuncionais, que podem mudar o panorama de sua empresa. Converse com um de nossos consultores! Estamos prontos para ajudar.