A dimensão atual do cenário esportivo, tanto profissional quando amador, é a pressão cada vez maior em obter resultados expressivos e de forma rápida. Comportamento adequado. Concentração. Foco. Manter a motivação. Todos esses elementos, mais o controle do stress e ansiedade são primordiais para o bom desempenho esportivo. Não importa a modalidade.
Porém como se equilibra essa complicada balança? Se por um lado há a pressão por resultados, por outro há o controle psíquico e o bem-estar do atleta.
Só se torna possível administrar todas essas questões quando temos bem desenvolvida as ferramentas da inteligência emocional.
Se você trabalha com atividade física, é atleta amador ou profissional, fizemos este post com algumas opções para você integrar esses dois fatores e melhorar seu desempenho:
Para aqueles que não praticam a atividade física como um objetivo principal no dia a dia, manter a motivação ao longo de meses de trabalho pode ser um grande desafio. Conversando com muitos profissionais que atuam como personal trainers, esta é, sem dúvidas, uma das maiores dores de seus alunos.
“ A palavra motivação, se origina da palavra motivo, ou aquilo que te motiva a agir. Além de se manter atuante e interessado, a motivação vai além. Como transformar aquela atividade em um Motivo em sua vida?”
Isso acontece porque o atleta amador está acostumado a vincular o prazer com a atividade, aos resultados obtidos. Uma vez que os resultados vão se tornando mais custosos e difíceis de se obter, em relação ao sacrifício, logo vem a desmotivação.
Por isso, compreender como funciona esse processo dentro da mente é um caminho que quebra esse ciclo vicioso, e pode fazer com que o atleta enxergue novos desafios para continuar.
Leia também:
Metodologia DISC Aplicada ao Esporte: Transforme Comportamento em Alto Rendimento
A importância do perfil comportamental para a performance esportiva
6 comportamentos de pessoas de sucesso que você deve aplicar em 2018
Treinamento Integrado é um processo que nasceu com o objetivo de desenvolver a Inteligência Emocional do atleta. Este processo utiliza-se da estrutura do processo de Coaching, associados à conceitos da Psicofisiologia. Também une ferramentas da PNL – Programação Neurolinguística, e da Hipnose Ericksoniana, com foco na conquista de metas.
Através da aplicação de testes simples de comportamento, é possível traçar perfis comportamentais específicos de cada atleta. Assim, torna-se possível também traçar treinos mais individualizados que mantenham a motivação no praticante.
A Metodologia DISC foi desenvolvida pelo psicólogo americano Dr.William Moulton Marston e leva em conta décadas de estudos e pesquisas sobre comportamento. Por causa disso, ela possui uma excelente aplicação para os esportes.
Utilizando a Metodologia DISC, torna-se possível ajudar o desenvolvimento da inteligência emocional e a compreender como melhorar constantemente os resultados de qualquer praticante de atividades físicas .
Enquanto a maioria dos fatores do universo dos esportes já se encontram decodificadas, a maneira como controlamos este lado humano é o que irá diferenciar os atletas medianos dos atletas de alta performance. É exatamente esta cultura de indicadores comportamentais que falta ser aplicada no esporte de uma forma objetiva e fácil de entender e é o que o Dominesco Sports faz.
O DomIneSCo Sports, fornece os indicadores comportamentais necessários que o treinador, atletas e clubes precisam, para garantir o rendimento máximo de performance de cada atleta e da equipe como um todo.