A cada ano que se inicia, é muito comum fazermos planos super empolgados de que tudo será diferente no ano que segue. “Vou focar nos treinos”. “Vou conseguir aquela promoção”. “Vou levar uma vida mais saudável” e por aí vai. O impulso que nos faz renovar as esperanças a cada ano é chamado de motivação. Ele é o gatilho, a manifestação do desejo de mudança. Porém, a motivação não consegue fazer todo o trabalho sozinha.
É aí que entra o hábito. Como a própria expressão popular “não existe almoço grátis” já explica, você não acha que os projetos vão se realizar sozinhos, certo? Sem um mínimo de esforço de entrega e objetivo. É nesse momento que que precisamos do foco. Ele é a ponte que transforma a motivação em comportamento e o comportamento em hábito.
Escrevendo assim parece fácil. Escrevi esse artigo com as nossas orientações, para que você consiga através do autoconhecimento e pequenas mudanças de comportamento, colocar em prática os projetos que reservou para 2018:
Não adianta você acordar na segunda-feira e começar a fazer tudo diferente. Não é assim que funciona. Ao fazer uma mudança muito radical de uma hora pra outra, a nossa tendência é perder logo a motivação e não conseguir sair do lugar.
Comece no passo a passo, mudando cada uma das coisas e aumentando o grau de dificuldade.Uma pessoa que está fazendo uma reeducação alimentar por exemplo não pode cortar todo o carboidrato de uma vez, por exemplo.
O resultado final tem que ser o alvo, porém é necessário buscar o prazer durante a transformação também. Cada pequena vitória conta como um estímulo para a próxima. Os hábitos são construídos dessas pequenas vitórias diárias.
No auge da internet, na expansão da era da informação, estar focado em uma e apenas uma atividade parece ser uma missão impossível.
Estudos indicam que o tempo médio que um determinado indivíduo consegue concentrar a sua atenção em determinada atividade caiu de 12 para 8 segundos nos últimos anos. Parece que tudo joga contra não é mesmo?
O Foco é uma habilidade como qualquer outra e por isso, pode ser desenvolvido. É necessária entrega, paciência e treino. Afinal, como ter concentração em um mundo que prega a distração?
Uma boa forma de começar é comparar o foco com a simplicidade. É ignorar todas as coisas que você poderia fazer e apontar para aquela que deve ser feita. Alinhe as suas prioridades e comece já.
Legal, você já sabe como deve ser o processo, aprendeu um pouco sobre como aumentar o seu foco para fazer com que seus planos sejam atingíveis, mas o que provavelmente você não sabia é que existe uma maneira só sua de fazer isso.
Cada indivíduo é dono de uma série de características, de comportamentos que podem ser mapeados e compreendidos.
Um indivíduo que tem o perfil dominante por exemplo tem facilidade para liderar e é mais decidido na hora de tomar decisões. Para ele o foco já é algo nato.
Na Dominesco Sports trabalhamos com a metodologia Disc. Ela fornece um relatório preciso de suas virtudes, e pontos que precisam ser melhorados. Somente assim é possível traçar metas e planos que estão dentro da realidade de cada um. Somente explorando os gatilhos certos, dá para atingir os resultados com maior velocidade.
Gostou da Ideia? você pode fazer o seu teste online e ter acesso ao relatório completo em seu e-mail. Que tal fazer o ano de 2018 um ano de transformações e resultados reais em sua vida?