Socialize-se:

Soluções em Gestão de Pessoas

Blog

Perfil comportamental e Turnover: Qual a relação?

A rotatividade de pessoas em uma empresa, também conhecida como turnover é a frequência com que os colaboradores deixam uma determinada empresa ao longo do tempo. Os motivos são muitos: descontentamento com alguma política da empresa, busca de uma melhor colocação profissional ou ainda por questões pessoais.

 

Por outro lado, a empresa também se vê no direito de procurar profissionais cada vez mais qualificados para ocuparem seus postos ou mesmo atender ao objetivo de estar sempre oxigenando seu sistema.

 

Com o aumento da oferta de dados e de análises mais precisas, empresas estão aprendendo a estudar as principais causas que levam ao aumento do turnover e quais as situações em que as organizações optam pela demissão.

As principais preocupações são: o alto turnover eleva muito os custos de uma empresa e ao mesmo tempo, deixa a sua equipe estagnada. Algo não está indo bem e precisa ser otimizado com urgência. Alto índice de turnover afeta diretamente na produtividade e também na parte do faturamento.

 

Leia também:

 

Novas gerações: Como preparar sua empresa

 

3 maneiras de ser menos impulsivo no ambiente de trabalho

 

Os custos do Turnover

 

Além das planilhas dos departamentos de recursos humanos, os custos do turnover marcam uma organização de maneira direta e indireta. Dentro destes custos nós podemos citar: Despesas trabalhistas com o desligamento de colaboradores (chegando a 30% em média no Brasil, da folha de pagamento) , gastos com o treinamento e a capacitação de novos funcionários. Além disso, novos gastos com processo de seleção, custos indiretos decorrentes da saída de funcionários.

Mas esses são os custos que são evidentes. Piores ainda não os custos de longo prazo, que são indiretos a esse processo. Em tempos de internet, que mais observamos nas empresas de hoje é uma rotatividade maior, jamais vista. As pessoas de uma maneira geral estão menos vinculadas aos seus trabalhos, mais propensas às mudanças em um curto período de tempo. Com isso, o maior ativo que se busca hoje é a experiência de mercado, sendo até mais importante do que a educação formal.

Porém, o que muito acontece é uma empresa contratar, treinar e preparar funcionários que em pouco tempo estarão disponíveis no mercado. E o pior, para ir para o concorrente.

 

Mas o que isso tem a ver com o perfil comportamental?

 

O perfil comportamental é uma maneira de mapear. É compreender e analisar como as pessoas são, através de estímulos. Cada um de nós reage de maneira distinta a uma determinada situação. Afinal, somos seres que possuem  individualidades.

Compreender exatamente esse código comportamental, ajuda empresas a encontrarem os profissionais ideias para suas equipes. Também ajudam aqueles profissionais que terão uma maior  curva de desenvolvimento dentro da organização.

 

Dessa forma, os departamentos de recursos humanos conseguem orientar os investimentos, permitindo que o capital humano esteja alinhado a atingir metas empresariais.

 

De acordo com o mapa comportamental de cada indivíduo, é possível identificar padrões. Definir quais são os comportamentos desejáveis para cada um dos cargos. Dessa forma, cria-se uma mesma sinergia de trabalho e os resultados com certeza vão aparecer lá na frente. Vale lembrar que esses padrões não são definitivos. Podem ter características diferenciadas, pontos a serem trabalhados no caso a caso. O mais importante e o que defendemos é a necessidade das equipes estarem atentas a isso. Só através desse movimento é possível driblar os altos índices de turnover. Oferecendo qualidade para o maior ativo de uma organização: as pessoas.

 

No DomIneSCo utilizamos a metodologia Disc, desenvolvida no trabalho do Dr. William Moulton Marston (1893-1947) para examinar o comportamento das pessoas em um contexto específico. A avaliação classifica quatro aspectos de comportamento, testando as preferências dos avaliados por palavras em cada etapa.

 

A metodologia DISC permite examinar o comportamento das pessoas (comportamento humano observável, ou “como agimos” em determinada situação) em um contexto específico.O termo DISC apresenta o seguinte significado:

 

Dominance (Dominância): relativo ao controle, poder e assertividade;

 

Influence (Influência): relativo às comunicações e às relações sociais;

 

Steadiness (Estabilidade): relativo à paciência e persistência;

 

Conscientiousness (Conformidade): relativo à estrutura e organização.

 

Quer saber mais? Entre em contato com a gente e aprenda a montar o time ideal para sua empresa!

 

A DomIneSCo é uma empresa que desenvolve soluções voltadas para a gestão de pessoas, visando administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano com o objetivo de selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

       DomIneSCo ® e seu logotipo são registrados no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob os nos 904340961, 904340716 e 904340848, e são propriedades da DomIneSCo Soluções em Gestão de Pessoas LTDA.
  • DomIneSCo ® – Todos os direitos reservados – 2015
  • Telefones: (11) 3506-5977 – (21) 3514-7376 – (31) 3515-0477 – (32) 3512-9277
  • Email: contato@dominesco.com.br