Comunicativos, amigáveis, descontraídos de certa forma e que utilizam de todos esses artifícios para conquistar pessoas. Esse é o perfil Influente. Cada um dos perfis apontados pela metodologia disc carregam consigo um conjunto de necessidades comportamentais específicas e que acompanham o indivíduo em sua vida pessoal e profissional. Você pode saber tudo sobre a metodologia disc através do nosso Guia definitivo :Tudo o que você precisa saber sobre a metodologia DISC.
O perfil Influente, gosta de trabalhar em equipe, de compartilhar e de motivar outros. É o perfil que é mais influenciado pelos fatores externos. É um indivíduo que gosta de confiar nos outros, é otimista, impulsivo e por vezes emocional até demais. A grande vantagem do indivíduo influente é a capacidade de fazer a leitura dos ambientes que está inserido. Desta forma, tomam decisões de forma mais diplomática, ouvindo os dois lados em questão
Um ponto falho do perfil Influente e que pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento é a necessidade de reconhecimento constante. Como dependem de algo que lhe é externo, a rejeição pode ser um grande entrave. Este é seu maior medo. Este profissional deve também tomar muito cuidado para não tomar decisões baseadas somente no feeling.
O melhor ambiente para o perfil influente é cercado de outras pessoas para se relacionar. A rotina também não é um ponto forte desse profissional, que prefere um dia a dia mais dinâmico. A capacidade de se organizar também pode ser uma dificuldade do perfil Influente, que muitas vezes não terminam as tarefas antes de iniciar a próxima.
Pessoas com alto “I”, ou seja, com “I” maior que 50% no gráfico Pessoal influenciam os outros através da comunicação, interatividade e sentimentalismo. São descritas como convincentes, magnéticas, políticas, entusiastas, persuasivas, confiáveis e otimistas.
A palavra chave aqui são as Pessoas. São ótimos para transmitir informação, sendo muito comunicativos, porém são maus ouvintes. Geralmente são mais desorganizados em suas tarefas e documentos. Criam uma rede sólida de contatos para alcançar seus objetivos. Sua comunicação é sempre feita de forma entusiasta e persuasiva, utilizando muitos gestos para ilustrar a conversa.
Quem possui baixo “I”, ou seja, menos do que 50% no gráfico Pessoal
influenciam os outros por dados e fatos concretos e não por sentimentos. São pessoas reflexivas, calculistas, lógicas, pessimistas e críticas.
Entre em seu jogo de comunicação. Sorria bastante, trabalhe com os gatilhos emocionais para estimular sua aceitação. Construa um clima mais informal e descontraído. É importante deixá-lo se posicionar, porém procure guiar as conversas dentro de um objetivo final.
Ser detalhista aqui não funciona. Também não é bom negócio ser técnico demais, ou específico demais ao conversar com uma pessoa de perfil influente. Outro erro comum é começar a competir com esta outra pessoa para ver quem fala mais. Conduza as conversas de trabalho de forma a sempre incluir o perfil influente. Ele gosta de participar ativamente, não gostando de se sentir rejeitado(a).
Bill Clinton, Oprah Winfrey e Angelina Jolie são exemplos de personalidades que tem estas características.