Cooperativo, sincero e leal. Joga em equipe e prefere trabalhar em segundo plano. Este é o perfil Estabilidade. Cada um dos perfis apontados pela metodologia disc carregam consigo um conjunto de necessidades comportamentais específicas e que acompanham o indivíduo em sua vida pessoal e profissional. Você pode saber tudo sobre a metodologia disc através do nosso Guia definitivo :Tudo o que você precisa saber sobre a metodologia DISC.
O perfil Estabilidade gosta muito de atuar em equipe. Sua preferência é seguir um ritmo mais calmo e cadenciado de trabalho, não gostando muito de mudanças repentinas. Geralmente é descrito como uma pessoa relaxada, confiável, paciente e que às vezes até não demonstra muito como se sente.
Na maioria das vezes eles reagem de forma calma e passiva, mesmo em um ambiente hostil. Por isso, este perfil pode ser útil na hora em que é necessário conter os ânimos e encontrar uma solução que agrade a todos os envolvidos. Por outro lado, esse comportamento pode ser considerado passivo demais quando se necessita tomar medidas mais enérgicas.
Seu grande motivador é a rotina, a constância. O melhor ambiente para este perfil é o ambiente em que o hoje será igual ao amanhã. Um cenário com constantes mudanças o deixa inseguro e com dificuldades em desenvolver-se.
Pessoas com alto S, ou seja, com “S” maior que 50% no gráfico Pessoal são aquelas que tem ritmo constante, segurança e não gostam de mudanças súbitas. Os altos S são indivíduos calmos, relaxados, pacientes, possessivos, previsíveis, estáveis, consistentes e tem a tendência de passarem a imagem de insensíveis e apáticos.
A palavra principal deste perfil é Segurança. São pessoas que desistem com facilidade quando os planos não dão certo. São indecisas para tomarem decisões. São mais metódicos, previsíveis, porém leais. Normalmente falam sem gesticular muito.
Os baixos S, ou seja, com S menor que 50% no gráfico Pessoal são aquelas pessoas que gostam de mudanças, e variedade. Pessoas com baixo S são inquietas, impacientes, demonstrativas, ansiosas e até mesmo impulsivas.
Essas pessoas se encaixam bem em situações de organização e rotina para gerar segurança. A comunicação com ele(a) deve ser sempre tranquila. Em sua equipe, estimule-o(a) a falar. São pessoas que gostam de pensar muito antes de tomar uma decisão.
Evite pressionar demais estes profissionais. Eles possuem seu tempo próprio para formar pensamento e agir. Propor mudanças repentinas demais também não serão encaradas de boa maneira pelo perfil estável. Outro cuidado importante a ser tomado aqui é a escolha de palavras na hora de realizar críticas.
Madre Teresa de Calcutá, Mahatma Gandhi e Michelle Obama são exemplos de personalidades que têm ou tinham estas características.
De uma maneira geral, as pessoas são contratadas pelas suas capacidades técnicas e demitidas por questões comportamentais. Isso é só mais um fator que evidencia a grande importância do perfil comportamental na hora de contratar. Nesse sentido, a metodologia DISC cai como uma luva na hora de realizar processos seletivos.
Se você deseja dar um passo adiante e melhorar em definitivo sua forma de contratar, fale com um de nossos consultores e conheça a nossa ferramenta online para Metodologia DISC: