Boa parte das empresas do setor de recursos humanos que atendo apresentam as mesmas queixas quanto a dificuldade de entregar os candidatos certos para seus clientes.
Alto volume de candidatos, a dificuldade de administrar, o retrabalho do reenvio de novos currículos quando os candidatos não dão certo no período de experiência, grande volume de entrevistas entre tantos outros problemas para resolver. Diante desse desafio, separei os 5 principais problemas que a maioria das empresas de recursos humanos enfrentam com a execução de processos seletivos e como resolvê-los com a tecnologia:
A primeira queixa é em relação ao volume de candidatos. Com o país em crise, as ofertas de empregos diminuem e o volume de pessoas buscando empregos aumenta consideravelmente. Desta forma, o atendimento deve se virar para dar conta desse grande volume e separar os melhores candidatos.
Ao vender uma recolocação de mercado, as empresas costumam a oferecer uma garantia de reenvio de novos candidatos caso os primeiros candidatos enviados não agradem no período de experiência. Com uma pré-seleção que não leva em conta todas as especificidades do cargo e também todas as características comportamentais necessárias para a função, acertar nas indicações acaba se tornando mais difícil e o retrabalho é certo.
Este é um dos meus mindsets favoritos. Ao invés de escolher a vaga certa para o candidato, por que não inverter essa lógica? Escolher o candidato certo para a vaga. Neste ponto de vista, ao ter em mente o domínio sobre todas as qualidades de um indivíduo, estamos aptos a identificar a vaga ideal.
A rotina é muito corrida. Por vezes é difícil dar conta de todo o volume de tarefas a serem desempenhadas e ainda realizar toda a avaliação e a comunicação com os potenciais candidatos. Por conta de um alto volume, as entrevistas acabam sendo aceleradas. Com isso perdemos a qualidade dos dados ali levantados. Além disso, existe o trabalho de comunicação que é feito com os candidatos através de telefone ou e-mail, consumindo ainda mais o tempo das equipes de seleção.
Para mim, este é o pior dos erros. O maior índice de retrabalho surge justamente na falta do armazenamento de análise dos dados dos candidatos que já passaram pela sua empresa e estão cadastrados no sistema. Afinal, é muito mais fácil selecionar candidatos já conhecidos para uma determinada vaga do que qualificar tantos outros postulantes.
Existem no mercado muitas soluções disponíveis para auxiliar neste processo. Com a maior atenção e crescimento dos departamentos de RH em um prisma mais estratégico do que operacional, surge a necessidade de ferramenta que trabalhem os dados e que entreguem análises mais robustas sobre o perfil dos mais diferentes candidatos.
Nesse sentido, é imprescindível hoje, para ganhar escala no trabalho, a utilização de uma ferramenta DISC que possa gerir toda a produção de relatório e comunicação com os candidatos.
Imagine um sistema que pudesse aplicar, gerar relatórios robustos e ainda entregar feedbacks para um grande volume de candidatos ao mesmo tempo. Esse tipo de automação está mais próxima do que você imagina com o DominesCo Pro. Entre em contato com um de nossos consultores que podemos liberar um teste gratuito da ferramenta para você. Até a próxima!