Para você que não pode estar conosco na FEIRA DO EMPREENDEDOR 2019, disponibilizaremos conteúdos relevantes para conhecer e se aprofundar mais, aproveite!
Diretos, comandantes, rápidos e empreendedores no sentido de buscar objetivos cada vez mais desafiadores. O perfil dominante possui autoconfiança, rapidez, foco e dinamismo em busca dos resultados. Cada um dos perfis apontados pela metodologia D.I.S.C. carregam consigo um conjunto de necessidades comportamentais específicas e que acompanham o indivíduo em sua vida pessoal e profissional. Você pode saber tudo sobre a metodologia D.I.S.C. através do nosso Guia definitivo :Tudo o que você precisa saber sobre a metodologia D.I.S.C.
Apesar das características de liderança, isso não implica que as pessoas com o perfil dominante exercem esta função. Existem várias pessoas com este perfil que jamais exerceram um cargo de liderança no trabalho, mas praticaram em outras esferas da vida, como o grupo de amigos, ou o núcleo familiar.
Os indivíduos com o perfil dominante não sabem lidar muito bem com ambientes cadenciados, que funcionam fora de seu ritmo e demanda. Sendo assim, manter a calma não é uma de suas maiores habilidades. Afinal, seu foco nos resultados é maior do que a paciência para lidar com os obstáculos até lá. Gosta de se sentir no controle das tarefas e das pessoas, sendo este um ponto que pode ser positivo ou negativo a depender do contexto.
Os melhores ambientes para este perfil são os ambientes que valorizam a funcionalidade. Logo, um local onde todos sabem exatamente quais são as suas funções e tarefas. Ambientes mais livres podem ser úteis para os dominantes na medida em que eles podem imprimir ritmo próprio. São empreendedores natos.
Entre seus principais medos, podemos citar: o medo de perder sua autoridade e sua autonomia. Medo de fracassar e não atingir seus objetivos, ou ainda o medo de que as coisas não saiam da maneira que planejou.
As pessoas com alta Dominância, ou seja, D maior que 50% no gráfico Pessoal são muito ativas e sabem lidar com problemas e desafios.
Dito isso, pessoas com alta dominância são ligadas aos Resultados. Buscam os objetivos, procurando apressar as conversas de trabalho. São pessoas que executam suas atividades de forma rápida. São, em geral, determinadas e confiantes naquilo que fazem. Buscam uma maior margem de liberdade e independência no trabalho. São competitivos e procuram soluções fora do comum para atingir suas metas. Gostam de falar gesticulando e apontando os dedos para algo. São dominadores natos.
Já as pessoas com baixa Dominância, ou seja, D menor que 50% no gráfico Pessoal são pessoas que planejam mais antes de tomar decisões. Perfis comportamentais com predominância em D são pessoas exigentes, fortes, controladoras, determinadas, ambiciosas, agressivas e pioneiras. Por sua vez, pessoas com baixo índice de D são conservadoras, contidas, cooperativas, calculistas, cautelosas, agradáveis, modestas e pacíficas.
Seja sempre breve e direto. Foque a conversa sempre para as ações e os resultados esperados. Ter uma postura segura, cumprimentar de forma firme estabelecer um bom tom de voz também ajudam a passar a confiança necessária ao relacionar-se com uma pessoal de perfil Dominante.
Não fique dando voltas demais nos assuntos importantes, vá sempre direto ao ponto. Evite demonstrar incertezas quanto a algum resultado esperado e possível. Evite também confrontar diretamente essa pessoa.
Steve Jobs, Donald Trump, Tiger Woods, Margaret Tatcher, Gordon Ramsay são exemplos de personalidades que tinham estas características.