Senso comum entre os atletas de alta performance é a grande influência que o fator psicológico exerce sobre sua atividade. Fizemos este post para mostrar a importância do perfil comportamental para a performance esportiva.
O atleta foca em treinamentos pesados, se qualifica para as competições, melhora seus números. Porém, no grande dia, algo não sai como o planejado e a performance fica aquém do esperado. Após tanto praticar, o atleta simplesmente não sabe justificar o que aconteceu de errado. Se foi o nervosismo na hora, se foi falta de concentração ou outra questão.
Para nós, com um pouco mais de estudo e planejamento, esta situação poderia ter sido evitada.
Trabalhamos com comportamentos observáveis. Aliando tecnologia e ciência com a prática esportiva conseguimos identificar comportamentos dos atletas que são acima da média, mas também pontos que precisam ser melhorados.
Como aquele atleta se comporta sob pressão? Como é o seu perfil de liderança? É mais conservador ou agressivo? Sua premissa básica é a disciplina, ou ele(a) funcionam de maneira mais caótica?
Ter esse tipo de informação seria essencial para evitar que o atleta perca o controle na hora decisiva. Afinal, outro grande chavão da área, o esporte não é só um desafio do corpo, mas também um desafio da própria mente.
Leia também:
Metodologia DISC Aplicada ao Esporte: Transforme Comportamento em Alto Rendimento
O Segredo dos grandes Atletas : Como manter a motivação?
Esta realidade não é comum apenas aos atletas de alta performance. Se você trabalha com esportes ou simplesmente é usuário de academias de ginástica por exemplo, percebe que as oscilações de humor e comportamentais atrapalham muito no rendimento daquele dia.
Pode ser o cansaço de um dia ruim no trabalho, ou a própria desmotivação com a atividade. Mas existem aqueles que não realizam a atividade com prazer. Com metas e objetivos bem definidos. Acabam assim por minimizar a qualidade do exercício e a consequencia disso são os baixos resultados, o que gera mais desmotivação.
Porém, como é possível melhorar a performance desses alunos? O que faria com que ele continue motivado após semanas de baixo rendimento? Haveria um modelo de treino que fosse feito sob medida para sua realidade?
Pensando exatamente nesse cenário, desenvolvemos a aplicação de testes comportamentais que podem ajudar nesta tarefa.
Através da aplicação da metodologia DISC, é possível mapear o perfil comportamental de atletas para então extrair um modelo de treinos que seja ideal, personalizado.
Marque uma consultoria e saiba como dar um upgrade na sua performance esportiva, ou de seus alunos: